Conheça a Academia Colunense de Letras e Artes
Fundada por um grupo de entusiastas colunenses em meio ao manto das artes poéticas, literárias, musicais e plásticas, a Academia Colunense de Letras e Artes (ACLA) abriga acadêmicos imortais nativos, que impulsionam o desenvolvimento da cultura local e levam seus talentos a todos os cantos do Brasil e do mundo. Composta por 15 cadeiras, cada uma delas dedicada a um patrono cujas histórias remontam à criação do município e aos intrépidos desbravadores que moldaram a cidade, a ACLA é um testemunho vivo da história local, expressa em prosa e verso.
Humberto de Ávila Reis
O notável patrono da academia é o Sr. Humberto de Ávila Reis, um homem humilde do campo que encontrava na simplicidade do cotidiano uma fonte inesgotável de inspiração. Sua capacidade única de transformar as angústias comuns da vida em poesia é um testemunho do poder da expressão artística. Através de suas palavras, ele deu vida a sentimentos universais, transmitindo de forma comovente as experiências compartilhadas por todos nós.
Assim, a Academia Colunense de Letras e Artes não apenas honra a história e os valores da cidade, mas também serve como um farol de criatividade e expressão artística, unindo a comunidade em torno do amor pela cultura e pelas narrativas que enriquecem nossas vidas.
Palavra do Presidente
"A arte nos irmana! A arte nos conduz!
A cultura nos leva à tantos lugares, e muitos deles imagináveis, que somos capazes de sorrir ou esboçar algo indescritível ao longo dos anos! Com o passar dos dias somos mais intensos e bem mais susceptíveis aos erros! Aprendemos com nossas atitudes e muitas das vezes corrigimos nossos atos quer por instinto, quer por vocação!
O fato é que ninguém pode e nem deve fugir daquilo que é buscado pela mente sedenta do saber. Somos porque somos produtos do meio e assim sendo galgar degraus do conhecimento só nos fortalece o entendimento. Todas as vezes que debruçamos nos livros embarcamos numa aventura que por vezes nos conduz ao infinito!
Tudo o que nos envolve na leveza ou na suavidade das palavras é transformado em um aprendizado sem igual! "